E quando o Bolo Encrua?

Para começar, eu nunca escrevi esse verbo encruar na minha vida. Só ouvia “encroado” …. Mas duvidei do meu “ouvido mental” e dei uma busca no dicionário*. Fiquei mais triste ainda com as definicões. Além do significado óbvio ‘endurecer’, ‘tornar cru’, tem também: ‘Não evolver’, ‘não progredir’, ’emperrar’, ‘azedar o ânimo de’; ‘transtornar as boas intenções de servir’ e o mais triste de todos: ‘tornar cruel’.

Pois é, não tem nada mais frustrante na cozinha quando o bolo encrua. Eita palavra horrorosa! Mas combina muito bem com a sensação.

E foi isso que aconteceu comigo no sábado. Estava eu, louca para comer bolo de cenoura desde quarta-feira. Aí, fui ao supermercado e comprei cup cake de cenoura…. Tirei o glacè, pois não gosto. E foi com a maior vontade na massa em si.

Mas o tal cup cake de cenoura era cheio de frescura, com passas, (não gosto de passas em bolo nenhum!)e outras frutas secas no meio. Gente, não foi legal.  Depois, procurei e procurei mas não encontrei aquele bolo laranjadinho, com farinha de trigo…, simples. Era só o que eu queria.

Como não achei, inventei de fazer eu mesma, no sábado. Segui uma receita (da internet) feita no liquidificador, super tranquila.  Mas no meio do açúcar, cenoura e óleo já no liquidificador, fui pega de surpresa. A receita pedia 4 ovos e eu tinha só 2…pensei que tinha mais.

Mas como não dava para parar no meio, segui em frente, mesmo contrariando a matemática e química. Coloquei os ingredientes que tinha, torcendo para tudo dar certo (já fiz bolo com menos ovos e tive resultado positivo).

A massa ficou linda. Cheirosa. Super amarelinha/alaranjada. Não esqueci do fermento… Untei a forma (maravilhosa, tipo as que vemos em desenhos, que comprei só para bolos) e claro: raspei  o liquidificador e comi o restinho da massa crua! Amo!

Coloquei para assar na temperatura correta e fui preparar a calda de chocolate. Eu era expectativa pura.

Mas, 40 minutos depois, vejo o resultado: um bolo encruado. Que fim mais prematuro! Deixei mais um tempinho no forno…mas não teve jeito. O “gostinho” do bolo foi transformado no primeiro olhar.

Bolo encruado é uma tristeza, uma expectativa frustrada…principalmente quando você está com muita vontade de comer.

E o meu bolo de cenoura ficou com uma cara de humilde! Parece que o encruado dele eram rugas suplicando e dizendo “por favor, por favor, me prove! Eu sou feinho mas tenho conteúdo”…Ai, que dó! Me cortou o coração!

Já que a vontade era muita e fiquei comovida com a súplica, comi três fatias enquanto estavam quentinhas, com a calda. Ficou gostoso, mas encruado… Depois que esfriou ficou tão feinho, tadinho.

Bolo encruado é o resultado de um desejo que saiu pela culatra. Um sonho que não se realizou.Uma metáfora de vida,praticamente… e uma prova viva de que você falhou feio na cozinha. Crueldade pura.

Mas pergunto: Será que a culpa foi da quantidade de ovos?

Ps1: Eu não quero jogar fora pois acho pecado e um desperdício. Queria aproveitar de alguma forma. Talvez eu faça torradas, fatiando o bolo.

Vocês têm alguma sugestão?

P.s2: Pensei mil vezes em fazer uma foto do meu bolinho, mas fiquei com vergonha de postar a imagem aqui.
*Usei os dicionários Priberam e o Dicionário Online de Português

Então, em vez da foto, deixo um pouco do verbo ENCRUAR (fiquei incomodada com uma palavra tão feia e trágica!). Dá pra ver  bem a “imagem” do meu bolo pela conjugação desse verbo…

 

Presente do Indicativo

eu encruo

tu encruas

ele encrua

nós encruamos

vós encruais

eles encruam

 

Pretérito Imperfeito

eu encruava

tu encruavas

ele encruava

nós encruávamos

vós encruáveis

eles encruavam

 

Pretérito mais-que-perfeito simples

eu encruara

tu encruaras

ele encruara

nós encruáramos

vós encruáreis

eles encruaram

 

Futuro do presente composto

eu terei encruado

tu terás encruado

ele terá encruado

nós teremos encruado

vós tereis encruado

eles terão encruado

 

Ingrid Furtado Favicon

*Posted 12 August 2012
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s