Tratamento de Queratina em Casa

Acho que já disse uma vez aqui…: se não fosse jornalista, seria cabeleireira.Pois amooo mexer com cabelo, unha e maquiagem! Inclusive, tenho uma amiga louca aqui em Houston que já me pediu para fazer a maquiagem e o cabelo dela no próprio casamento, celebrado em Washington, DC! E fiz! Uma experiência bem interessante 🙂

E depois, ela me convidou novamente para fazer cabelo e maquiagem de 5 modelos (em dois desfiles diferentes) para a marca de guarda-chuvas de luxo dela. (ela é empresária, CEO da  UZO)

Enfim, escrevi esse texto todo pra dizer que eu faço coisas de salão profissional na minha casa, no meu cabelo. Hihihi… Sou a cobaia da cobaia!

Quando preciso, faço relaxamento, escova, prancha e corto meu cabelo sozinha. E algumas das meninas que conheço no Brasil e aqui nos EUA também fazem muitas coisas capilares sozinhas.

Acho isso o máximo pois acredito que precisamos ser independentes no quesito cabelo/maquiagem, pelo menos um mínimo,sabe?…. Confesso que nessas experiências capilares já dei algumas “erradas”, mas com a prática, aprendi.

Já algum tempo não relaxo meus cabelos e trato com produtos no/low poo pois meu cabelo e crespo. *Sexta passada (há uma semana) fiquei derrubada de gripe. Nem consegui ir trabalhar… , com febre e tudo. Mas lá pelas 5 da tarde, tomei uma sopa de alho mega-ultra forte e fiquei melhorzinha.

Aí uma colega minha da Venezuela estava visitando o Rio de Janeiro  e me mandou uma mensagem perguntando se eu não conhecia nenhum salão por lá para que ela fizesse tratamento de queratina, com cauterização. Brazilian keratin treatament é mega conhecido aqui em Houston e as mulheres ficam loucas pra fazer. Minha colega então queria  ser “original”  e aproveitar a oportunidade para fazer o procedimento no Brasil.

queratina pote

Essa é queratina que uso, indicada por uma cabeleireira do Brasil, mas o produto é made in USA. Nunca usei outra. A minha é transparente, meio gosmentinha e não tem cheiro de nada.

Daí, tive curiosidade de olhar na internet (tutoriais) para ver como fazia a tal cauterização de queratina. E ressalto que não é o alisamento/progressiva não. É apenas o tratamento mesmo.

Assisti alguns tutoriais…  e  pensei: eu tenho queratina em casa e meu cabelo estava precisando de um amor. “Por que não tentar?”

Então…fiz.

cabelo cuticulas

“O cabelo é constituído, basicamente, de uma proteína: a alfa-queratina. Em cada fio de cabelo, milhares de cadeias de alfa-queratina estão entrelaçadas em uma forma espiral, sob a forma de placas que se sobrepõem, resultando em um longo e fino “cordão” protéico. Estas proteínas interagem fortemente entre si, por várias maneiras, resultando na forma característica de cada cabelo: liso, enrolado, ondulado.”  Traduzi este trecho para vocês 🙂 deste site.

cabelo estrutura 2Cabelo damaged-hair-keratin-treatment

Dá um  super trabalho e tem razão de os salões cobrarem R$200/ R$300 reais para o procedimento. Aqui nos EUA é o mesmo preço, mas em dólar! Kkkk.

Segui os passos descritos abaixo e demorei duas horas para fazer tudo:

1)      Lavei bem meu cabelo com shampoo anti-resíduo. Esse tipo de shampoo tem PH mais alto que o do cabelo, abrindo as cutículas dos fios.  Depois de bem limpo não pode passar nada de condicionador pois as cutículas do cabelo precisam ficar bem “abertas” e limpas, para receber a queratina.

2)       Depois, separei o meu hair em mechas finas ( gente, eu tenho muito cabelo!) e fui passando a queratina diluída em um pouco de água (pois a minha era pura queratina mesmo) . Depois fiz tipo uma escova, somente pra secar o cabelo.

Como a cauterização acontece na hora da prancha, precisamos secar bem os fios. Pois se estiverem molhados/úmidos, além correr risco de levar choque, vc “frita” o pobre do cabelo. É uma operação que exige técnica e muito cuidado.

3)      Depois de o cabelo bem seco, é hora de separar as mechas novamente (a menor quantidade de cabelo possível em cada uma) e começar a passar a prancha. Haja braço!

cabelo estrutura queratina

Fio de cabelo com alta porosidade: as cutículas estão bem abertas

4)      Num procedimento normal, eu passaria a prancha somente duas vezes nos fios. Mas como eu estava cauterizando o cabelo- fechando as cutículas com a queratina dentro-, precisava passar mais vezes. Umas 5 vezes em cada mecha. É o  calor da prancha que faz  selar as cutículas, ao mesmo tempo que são preenchidas com a queratina.

5)      Depois que o cabelo está todo lindo e pranchado (e já muito macio), não se engane:  vc não está pronta para sair. (No meu caso, aproveitei que o cabelo estava todo reto e liso e cortei as pontas. Hi hi hi hi).

Então, a gente  precisa voltar pro chuveiro e lavar o cabelo de novo. Eu apenas enxaguei bem e passei um shampoo normal, bem pouquinho. Depois, deixei uma máscara hidratante em ação  por uns três minutos.

6)     Em seguida, decidi fazer escova de novo e pranchar!! Mas isso é opcional.  Não passei nenhum cremininho pois queria ver o resultado sem influências.  Gente, o efeito ficou incrível! O cabelo ficou muito macio e brilhante. Super controlável e sem frizz. Se usasse o cabelo naturalmente anelado, os cachos ficariam bem lindos também.

Meu marido chegou em casa e percebeu na hora: “Seu cabelo tá bonito! Vc cortou?” E, geralmente, ele nem percebe nada que faço no cabelo! Depois ele até me ajudou a aparar o meu cabelo, pois tinha deixado uns “dentes” atrás.

Cabelo Ingrid queratina

Minha mãe, pela câmera do Skype, também perguntou assim que me viu: “Nossa, seu cabelo tá brilhando, o que vc fez?!”

 

Uma observação muito importante: Passar queratina no cabelo não é o mesmo banho de creme ou hidratação. Não podemos fazer isso toda semana pois a queratina em excesso “explode” os fios.  A queratina é uma proteína fibrosa e forma diversas estruturas do corpo, e no caso do cabelo, é o que  confere “a massa” capilar. Então, não adianta ficar empolgado e querer fazer isso semanalmente pois o remédio vira veneno. O indicado é que esse tratamento seja feito a cada 1,5 mês/ 2 meses. E nesse meio tempo, hidratações são bem vindas 😉

Mesmo uma semana depois meu cabelo está ainda bem brilhante, macio e controlado! E testei sem escova também… anelado, ficou bem legal! Super recomendo esse tratamento.

Deixei duas fotos do meu cabelo para vcs. Tomara que dê para ver o brilho! Fiz as fotos hoje, mais de uma semana depois do tratamento de queratina.

Gostaram? Vocês têm sugestões de  outras marcas de queratina para passar no cabelo?

P.s: Links das fotos postas aqui:

http://www.fashionblog.fr/2012/04/02/protein-keratin-treatments-for-hair-health/

https://brilhodecabelo.wordpress.com/2013/02/14/dexpantenol-pro-vitamina-b5-fazem-bem-aos-cabelos/ ( cuticula tratada foto)

* Este post originalmente publicado em 14th May 2013

Ingrid Furtado Favicon

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s