Os 50 tons ….. do meu guarda-roupa!

color wheel 2

Há um tempinho, um novo elemento no meu closet vem me inspirando todas as manhãs…. Não é sapato novo, nem roupa, nem maquiagem: é o círculo cromático!

Já escrevi sobre esse assunto em meu blog antigo, mas acho sempre bom reforçar esse tema. Por que é muito simples e não custa nada!

Nunca pensei que a descoberta mais colorida do nosso querido Isaac Newton ia ficar penduradinha em um dos meus cabides!

Depois de pesquisar um pouco (em sites de decoração, arquitetura, design e blogs) vi que a roda composta por cores primárias, secundárias e terciárias é de grande valia para qualquer pessoa que queira:

  • ser mais criativa (o) na hora de se vestir.
  • Aproveitar todas as peças do armário. Muitas vezes, as roupas ficam subutilizadas e, tristemente esquecidas no quarda-roupa.
  • Coordenar cores (o que é mais interessane do que apenas combinar!). E, para isso, é necessário um pouco conhecimento de si mesmo.
  • Economizar mais dinheiro, pois te ajuda a “memorizar” as roupas que tem. Assim, rapidinho, lembrará que não precisa mais de uma blusa coral ou azul-turquesa e o seu rico dinheiro permanece seguro na sua conta bancária.
  • Preparar a roupa do dia seguinte com mais agilidade.  E ter tempo de tomar café da manhã! E, consequentemente, aumentar as chances chegar no trabalho just in time!! 🙂

Eu sou fã de cores. E isso significa que tenho peças azuis, amarelas (um vestido inteiro!), laranja, vermelho, coral, roxo…e por aí vai. Mas estava perdendo o fio da meada, entende? Não no sentido de sair igual palhaça na rua, mas perdendo chances de coordenar mais as peças simplesmente pelo fato de que não tinha o mínimo conhecimento da teoria das….cores! Não que eu seja especialista agora, claro que não. Mas tenho uma idéia melhor.

Me pergunto sempre: Será que vale usar amarelo com azul?….roxo com verde? ….E os neutros, como devem compor o look?

Enfim, muitas perguntas sem respostas = receio de tentar.

Para deixar essa equação mais interessante, divertida e com resultado positivo, separei umas dicas de como usar o círculo cromático. E aqui vão elas:

1)  Obsevem que no círculo há…

 (a) cores vizinhas (uma do ladinho da outra, como o vermelho e o laranja). Elas são perfeitas para sair colorida sem medo de errar, sem ser “gritante”. Um colorido “controlado”. Pois uma deriva da outra, de forma direta.  Por exemplo: Se você tiver uma calça laranja e uma camiseta coral, elas serão felizes juntas.

circulo cromatico4

Imprimi esse disco e pendurei no meu closet

Temos também as ….

(b) opostas ou complementares (uma na frente da outra… do outro lado do círculo, como o verde e o rosa). O uso das complemetares deixa o look mais ousado, impactante. Mas nem por isso, sem harmonia. Lembrem da bandeira da Mangueira!

Mesmo sendo opostas, se complementam, ou seja, criam um contraste interessante. Se você usar um rosa-rosa com um verde mais escuro, tipo esmeralda….vai ficar lindo! O verde contrasta e deixa o rosa mais moderado.

2) As cores são divididas entre frias e quentes pois agregam “temperatura” ao ambiente (leia-se visual também) com significados subjetivos.

color_wheel_traditional

Mais um modelo do Disco de Newton para vocês 🙂

3)E as cores neutras?: O preto destaca a outra cor e o branco (bege, cinza claro) suaviza. Logo, se você quiser que o vermelho seja mais “intenso” use com outra peça preta. Se quiser que o vermelho apareça mais delicado, procure colocar a parte de cima ou de baixo na cor branca, ou clara. Aproveite para brincar com a ilusão que a cor provoca. Se quiser “esconder” a barriguinha ou peito mais proeminente, use o preto na parte de cima e o vermelho na parte de baixo, por exemplo.

Se a parte mais longa do corpo estiver toda colorida (pernas) prefira um sapato cor da pele, bege…. Assim, vai dar um equilíbrio no visual. Mas se o seu dorso for “curto” cuidado ao usar duas cores impactantes. Pois isso vai te deixar ainda mais “cortada” ao meio. Nesses casos, prefira as cores vizinhas na roupa e use acessórios mais afastados do corpo(bolsas!!) com as cores complementares. Sapatos: neutros sãos sempre mais seguros.

Lembrem-se e se inspirem nas bandeiras dos países (ou escolas de samba). Geralmente são cores complementares!

Adotei o círculo mais próximo do arco-íris para chamar de meu. Mas confesso que ainda fico um pouco confusa…por exemplo: e o rosa com azul? Eles não são tão vizinhos, nem opostos….mas acho que ficam bonitos juntos. Se eu for aprofundar muito, fico perdida. Talvez, converse com algum artista para me explicar um pouco mais. Enquanto isso, o básico já me atende. Copiei uma das imagens que achei no google e, depois, imprimi como foto. Baratinho e bem prático: que tal simplificar sua vida também? \0/

 

circulo cromatico ok

 

Por Ingrid Furtado

Advertisements

One thought on “Os 50 tons ….. do meu guarda-roupa!

  1. Eu admiro quem usa cores alegres! Eu acho bonito mas acabo deixando somente para acessórios (e nem muito acesas). Minhas roupas são quase todas neutras. Por outro lado, eu adoro estampas! Bjos

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s