A indiferença de NYC :)

 

IMG_0121

O título deste post pode parecer negativo, mas não é. Muito pelo contrário.Uma histórinha primeiro: Meu marido, apesar de adorar viajar, tem um amor incondicional pela cidade e estado em que nasceu. E esse sentimento é muito comum entre os texanos. Por todas os estados norte-americanos que já passei, o Texas é o que mais tem bandeiras (do estado e do país) enfeitando lojas, casas e tudo que você imaginar.

Então, voltando ao post: Quando digo pro meu marido “Vamos para NY?” ele vira e pergunta: “NYC de novo?”. É sempre assim. E as minhas respostas aparentes sempre soaram materialistas – lojas, arquitetura, povo, pizza, filmes, Chinatown (amo!!),etc.IMG_5257.JPGMas depois de muitas idas e vindas percebi que não é exatamente isso que me faz voltar.

É justamente a sensação de indiferença da cidade que me atrai. A gente sempre busca e precisa de atenção, correto? Mas às vezes, um desprezosinho tem um papel importante também. De auto-conhecimento.IMG_5830New York City (assim como San Francisco (Califórnia) e New Orleans (Louisiana) é uma das poucas cidades que me sinto “livre” pra vestir o que quiser, experimentar ideias –do jeito que bem entender,– que ninguém está nem aí pra vc. É mais difícil sermos percebidos.

 

Só para dar um background, sou mineira, de Belo Horizonte, e vivo hoje em Houston, Texas, ambos estados bem conservadores, acredito.  Então, o que digo no parágrafo logo abaixo não são críticas, nem ingratidão. São constatações vividas por mim.

Por exemplo, se você decide colocar um simples chapéu (não é boné, é chapéu mesmo) durante o inverno (ou verão, primavera, outono…) em BH as pessoas te olham como se fosse errado vestir o que vc quer vestir, há um julgamento subliminar no ar. Estou errada? O que vocês acham?

IMG_0276Se você quer passar um batom roxo, vestir short com meia-calca, usar cabelo ao natural, seja afro, seja mega curto… você sente os olhares te fuzilando, pescoços virando… Há ainda aqueles (no século XXI) que te criticam até por passar batom vermelho!!!

Pensamento: Por isso que o carnaval é tão bom! Momento em que as pessoas se permitem extravazar. Mas fora esse período, parece que é errado, vcs me entendem? Por que a forma que você se veste é uma forma importantíssima de expressão.IMG_5719Aqui em Houston também tem um pouco disso,menos que BH,mas tem. Ou seja, as pessoas te notam, te julgam inclusive. E estão longe de serem indiferentes.

IMG_5354E é aí que você percebe que às vezes a indiferença faz bem, para o seu espírito e natureza criativa.Então, acho que é exatamente por isso que adoro ir a NYC de quando em quando.

É meio que um antagonismo: parece que o ritmo da cidade, o pensamento mega forte do “tempo é dinheiro” ocupam as pessoas a tal ponto que elas não têm tempo para o outro. Inércia!

Na Física, a inércia é aquilo que oferece resistência à aceleração.
 Na química, inércia é a particularidade das substâncias que não reagem quando estão em contato com outras.IMG_5280E é esse o clima. As pessoas estão tão no ritmo delas que precisam sair dessa inércia para reagir. E isso requer energia e tempo. E em NYC as pessoas tão tem esse tempo e preferem gastar a energia com outras coisas e não com você, exatamente.IMG_5691Não moraria na cidade, por que indiferença demais também não me faz bem. Mas sentir essa revoluçaõzinha é bem libertador.IMG_5317

IMG_0287

IMG_5965

 

Advertisements

4 thoughts on “A indiferença de NYC :)

  1. Te entendo, Ingrid! Eu tb gosto desse sentimento de “indiferença”! Hoje não disponho na cidade que moro (vou te dizer que SC é toda muito proviciana). Nos nossos planos futuros está viver em algum lugar assim.
    Bjs

    Liked by 1 person

  2. Amei a história da inércia! rsrs… Sua cara escrever isso! E adorei sei texto! Se vc sente esse “julgamento” em BH e em Houston, pensa numa cidade pequena como a que eu cresci. É acolhedor ser a “filha do fulano”, a “irmã do beltrano”, mas a patrulha é um saco! Talvez por isso eu me sinta tão livre e desagarrada nas viagens! Beijao pra vc, amiga preta

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s