Vamos falar de coletor Menstrual?

Coletor-menstrual-cups-3

Sim. O tema pode parecer tabu, mas para falar sobre menstruação, tipos de absorventes e empoderamento da mulher (tem muito a ver com menstruação também) é preciso que peguemos a hipocrisia (sabe aquele ar de “nojinho” que meninos e meninas fazem ao falar sobre o nosso ciclo menstrual?. Então…)coloquemos em uma caixinha e joguemos no lixo. Para sempre.

Hipocrisia não nos ajuda em nada, só joga a gente ( mulher) para o escanteio da sociedade.

Prontinho?

Então vamos começar com o be-a-bá. O ciclo menstrual nada mais é que a descamação das paredes do útero quando não há fecundação. Ou, seja, é parte do ciclo reprodutivo da mulher. E isso é natural. E lindo,apesar dos incovenientes da TPM, alterações hormonais péssimas, enfim.

Essa intro foi somente para mostrar que: menstruação é um processo feminino mega normal e deveria ser visto assim. Sem vergonha ou timidez.

Ninguém tem que sofrer bullying, zoação por ter ocorrido um pequeno acidente de “vazamento” na roupa. E nós, mulheres, precisamos ser amigas umas das outras e dar o toque, com respeito, em momentos assim.

Em muitos lugares no mundo, por falta de condições mesmo ( financeiras e culturais), a menina/mulher menstruada não pode ir para a escola, sentar perto de alguém, ir em igreja, templos…É considerada suja (!!!) nesse período e até intocável ( tipo, não encosta nela que ela passa sujeira pra vc!) Pelo amor, né?

Então, tendo isso tudo em mente, vamos falar desse “novo” método que foi criado para ajudar nós mulheres, nosso bolso e também a natureza.

Olhem que bacana: segundo o The Museum of Menstruation and Women’s Health, o coletor menstrual é produzido industrialmente desde a década de 1930 nos Estados Unidos (há registros de coletores rudimentares circulando desde 1867 e foi criado por um homem). Mas somente agora que o formato e material estão sendo mais aceitáveis. Antes era borracha, depois latex e agora silicone cirúrgico.

Ele é inserido no interior da vagina, mas o ponto principal é que ele não absorve, como um absorvente interno ou externo faz. Ele é um copinho coletor mesmo. Por isso, bem diferente dos outros métodos ele não fica “abafando” nossa vida. É muito bacana, moderno e acima de tudo, feito para mulheres desbravadoras e sem grandes frescurinhas pois para usá-lo é necessário destreza e prática.

Confesso que ainda estou me adaptando, pois leva-se bem mais que um ciclo menstrual para que o método se torne mais natural na nossa vida. Pelo menos, está sendo assim para mim.

Pessoas lindas, como o post está ficando gigante, vou criar o post: Vamos falar de coletor Menstrual parte 2, ok?. Cliquem no link e leiam a continuação  🙂

Advertisements

One thought on “Vamos falar de coletor Menstrual?

  1. Pingback: Vamos falar de coletor Menstrual parte 2 | Dicas Ingriveis

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s