Sobre alhos e nada de bugalhos

garlic-09

                                                                                                                      Foto:buyconsious.com

Essa raíz tão corriqueira em nossas cozinhas é uma das plantas mais antigas do mundo cultivada há mais de 5 mil anos. Acredita-se que era dado aos soldados romanos antes de irem para guerras. Os egípcios davam o alho aos escravos para aumentar a resistência deles.

Minha mãe diz que alho é bom pra tudo. E não duvido.

É rico em vitaminas e minerais e, para mim, não pode faltar em nenhum prato. Coloco alho na sopa, na pizza, no arroz, no feijão, no molho de salada….

Como alho com tudo. Até puro.

E o alho tem uma característica maravilhosa: é muito versátil para se armazenar.

Como milhares de mulheres e homens desse mundo, sou muito ocupada e pode parecer bobo, mas descascar alho toda vez que vou fazer comida me toma um tempo interessante e que não disponho. Então, o mais prático para mim é comprar um pote de alho fresco e já descascado. (Mas eu não gosto daqueles que já vêm picado não. Acho que o sabor se altera)

No entanto, uma vez descascado a vida útil dele se reduz e é necessário que fique refrigerado. Decidi então congelá-lo e o fiz de algumas formas: em dentes mesmo e ralado/processado.

Gente, é uma mão na roda e foi uma das melhores decisões culinárias que já tomei na vida.

O pote que comprei tinha mais de 2 quilos de alho. Se não congelasse iria se perder em 30 dias. Logo, dividi o pote em quatro frentes: uma parte eu fiz tempero (apenas com alho bem batido no processador e sal; uma outra parte eu deixei apenas picado, também no processador; a outra eu deixei com os dentes inteiros e a última parte eu deixei dentro de um vidro na geladeira pelo simples motivo que eu como alho cru sempre que sinto que uma dor de garganta está à espreita.

img_3518

Todos os meu queridinhos congelados e prontinhos para usar 🙂

Coloquei os picados em vasilhas pequenas de vidro e os dentes em saquinhos de plástico. Congelei tanto os inteiros quanto os picados e sempre que preciso dar aquele extra de alho pego uma das vasilhinhas no freezer e “raspo” com uma colher apenas a quantidade que vou usar. E uso sem dó porque tem tanto! Em seguida, (em seguida mesmo! Não pode esquecer pois descongela muito rápido) volto com a vasilhinha pro freezer.

img_3517

O alho picado congelado. Basta raspar com uma colher que sai com facilidade.

O sabor não se modifica com o congelamento não. Fica sempre com sabor fresquinho.

Então, para aqueles que gostam, usem e abusem dessa dica. É imperdível. 🙂

P.s: Sobre comer alho cru. Por conter alicina e alina, o alho  tem efeitos antibactericida e antiinflamatório.E o mais eficiente seria ingerí-lo cru. Vc pode ralar o alho cru  e colocar no feijão  ou na sopa – já no seu prato- sem que a raíz passe por altas temperaturas. Ou você pode simplesmente mastigar um dente de alho. Eu sou adepta às duas opções.

Para poupar as pessoas ao meu redor, como o alho cru antes de dormir. Daí o bafinho passa enquanto tenho um sono de princesa. Super recomendo. hi hi hi

img_3516

O alho picado se descongela em menos de 3 minutos

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s